ATA DE REUNIÃO DO CENTRO ACADÊMICO DE DIREITO DA UFT
Aos vinte e três dias do mês de agosto de dois mil e oito, às 16h45min h, na cidade de Palmas - TO, casa da Dani, presentes os componentes do Centro Acadêmico de Direito da UFT, quais sejam: a presidente Olívia Polonial, primeira secretária Grazielly Menezes, segundo secretário Pedro Coan, primeira tesoureira Glenda Balduino, segunda tesoureira Camylla Montandon, diretora de eventos e esportes Danielle Novaes, Diretor de publicidade e divulgação Chrysippo Aguiar, e Diretor de Assuntos Acadêmicos e Jurídicos Fernando Carneiro; deram início aos trabalhos e colocaram em discussão os seguintes assuntos: 1º) o déficit de professores no curso de Direito, em decorrência da recente demissão em massa de todos os professores substitutos. Questionado a respeito, o coordenador do curso Gustavo, afirmou em reunião do Colegiado que não havia possibilidade de manter o nível de professores nas salas de aula e no Escritório Modelo da UFT, sendo necessário o sacrifício de um dos dois, no que foi decidido que as salas de aula é que sofreriam as conseqüências. Em prol de melhorias da presente situação, procurou-se marcar horário na reitoria para discutir as medidas a serem tomadas, contudo foi-nos afirmado que o único horário disponível seria dia 29 de agosto apenas. Porém, como se trata de assunto de caráter emergencial, depois de velado prenúncio de medidas mais drásticas, Pedro e Glenda afinal agendaram reunião com o Reitor Alan Barbieiro para dia 26 de agosto, às 11h00min h, momento em que será exigida a consolidação dos cursos mais antigos da UFT, dentre os quais não está presente somente o curso de Direito, cursos estes que sofrem em decorrência da destinação da maior parte das verbas disponíveis para alguns cursos específicos. Por ocasião da reunião, será frisado também que o Escritório Modelo é um dos melhores projeto de extensão da UFT, motivo pelo qual não se admitirá perdas no que foi até hoje conquistado. Além disso, ficou decidido que contataríamos o substituto do professor Breno, para que este entrasse com Ação para ocupar as vagas que atualmente estão desocupadas em prol da demissão supracitada. Sobre esse tópico, ficou decidido que Olívia ficaria responsável por falar com Théo, além de conseguir a sentença que foi proferida recentemente, e que continha o mesmo pedido (de ocupação de vaga por professor substituto). A respeito de um professor em especial, Roberto Faria, Pedro nos informou que o 3º período estava se organizando para intentarem Ação Civil Pública em face do mesmo, usando como apoio processo administrativo que o 5º período já abriu contra o referido. 2º) A realização da Semana Acadêmica, sobre a qual foi esclarecido que só é preciso que se monte o cronograma, delimite-se o tema e a data para sua concretização, e que tais feitos sejam levados em reunião do Colegiado para serem aprovados. Sobre esse tema, decidiu-se que Pedro, Camila, Glenda e Chrysippo ficariam responsáveis por se reunir na presente semana para realização dessas atividades. Ainda, pelo que foi dito, as probabilidades são de que a Semana Acadêmica ocorra nos dias 02,03 e 04 de abril de 2009, com o possível tema de “Direitos Novos”. Após, discutiu-se em que geração de direitos estaríamos, no que Olívia afirmou que já estudou 8 gerações, e Chrysippo mencionou sua crença na existência de mais de 28 gerações de direitos. 3º) A promoção da Monitoria, sobre a qual Pedro esclareceu que todos os professores podem solicitar monitores para suas matérias, além de informar que a bolsa pela monitoria é de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), e que a carga horária semanal é de 12 h, distribuídas da forma que o aluno e o professor acharem melhor. Lembrou também que alguns requisitos são a inexistência de vínculo empregatício por parte dos alunos (há possibilidades para estagiários portanto), bem como a não acumulação de bolsas. As inscrições para a monitoria vão de 15 a 30 de outubro, para efetivo início da monitoria para ano que vem. O Colegiado fica responsável pela avaliação do pedido de monitoria, e pelo posterior envio da ata da reunião para o Prograd. 4º) A necessidade da criação de um símbolo para o CAD/UFT, ficando Chrysippo e Glenda encarregados da criação do mesmo. 5º) Pibic/Pivic (Projeto Institucional de Bolsas para Iniciação Científica e Projeto Institucional Voluntário de Iniciação Científica, respectivamente), sobre o que ficou decidido que disponibilizaríamos maiores informações a todos os estudantes do curso de Direito, para possíveis inscrições no ano de 2009. 6º) A realização da Festa para os calouros do curso de Direito e Ciência da Computação, no que foi informado que Olívia, Dani, Nilo e Renan (esses dois últimos do curso de Ciência da Computação) haviam conversado com o candidato a Vereador Luiz Jr. (que é apoiado pelo Senador João Ribeiro), que prometeu (rs) se empenhar para conseguir a locação do espaço UAI para a realização da festa, já com a estrutura para a banda inclusa, bem como a confecção de cartazes e camisetas para a divulgação da festa. Pedidos de patrocínio também foram feitos aos políticos presentes na Conferência Municipal da Juventude, situação em que o candidato Abdalem prometeu (rs de novo) conseguir a banda para a festa, sobre cujo cumprimento irá depender a caminhada do candidato pela UFT com a companhia da presidente do CAD/UFT, ou não. A respeito da possibilidade da contratação dos Dj-s mirins, ficou decidido que Grazy ficaria responsável por marcar demonstração da capacidade musical dos mesmos para sábado à noite, na casa da Olívia. 7º) Prestação de Contas da Calourarte: Todas as notas fiscais foram passadas de Olívia para Camila e Glenda, com exceção das notas fiscais referentes à água e ao refrigerante, que serão repassadas mais tarde às 1ª e 2ª tesoureiras pela mãe da Olívia. Os cursos que dividiram a barraca das bebidas (Direito e Ciência da Computação) conseguiram um lucro total de R$ 145,00 (cento e quarenta e cinco reais) cada. Lembrou-se às tesoureiras que essas ficariam responsáveis pelo pagamento de R$ 24,00 (vinte e quatro reais) para o CA de Ciência da Computação, em razão do consumo indevido de algumas garrafas de cerveja. 8º) Doação de Livros: Serão feitos ofícios para a senadora Kátia Abreu requisitando Códigos para os alunos do Curso de Direito, que será entregue 2ª feira (dia 25/08), com possibilidades de entrega dos Códigos já no dia 26/08 (terça-feira). 9º) Registro do Estatuto, sobre o qual ficou decidido que pediríamos auxílio para tal ao pai de Erion, que é Promotor. 10º) Nota contra o DCE: Olívia e Dani ficaram responsáveis pela criação das notas de decepção endereçadas ao DCE, que serão fixadas em todo os Blocos do Campus de Palmas, em função de sua ineficiência, especialmente explicitada no evento Calourarte. A respeito das doações de roupas e alimentos, Dani e Olívia também ficaram responsáveis pela criação de nota de agradecimento a todos aqueles que doaram, informando também na referida nota que os alimentos e roupas arrecadados foram doados pelo CAD à APAE, para a realização de bazar. 11º) Congresso de Natal: Glenda e Camila ficaram encarregadas de expedir ofício requisitando documento que certifique que as 30 vagas do ônibus nos foram efetivamente doadas. 12°) Informes: ficou decidido que todas as atas deverão ser disponibilizadas a todos os estudantes de Direito, devendo ser publicadas a partir desta ata, nos e-mails de todas as turmas e no Blog do CAD (responsável: Chrysippo). Tendo todos esses detalhes sido resolvidos, a reunião foi então devidamente encerrada. E eu, Grazielly Menezes, Primeira Secretária, encerro esta ata. Que o poder esteja conosco.
24 de agosto de 2008
Palmas/TO
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
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